¿Qué decir de Mateo 28:19?

Usted está aquí

¿Qué decir de Mateo 28:19?

En ocasiones el pasaje en Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
ha sido mal entendido con respecto al concepto de la Trinidad. “Por tanto, id, y haced discípulos … bautizándolos en el nombre del Padre, y del Hijo, y del Espíritu Santo”.

Recordemos el importante principio de que la Biblia se interpreta a sí misma. Este pasaje no nos da una descripción de la naturaleza de Dios, sino que nos muestra la forma apropiada para el bautismo.

Observemos Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
: “Pedro les dijo: Arrepentíos, y bautícese cada uno de vosotros en el nombre de Jesucristo para perdón de los pecados; y recibiréis el don del Espíritu Santo”. El ejemplo bíblico es que después de arrepentirse verdaderamente y ser bautizada la persona, el ministro le impone las manos y ésta recibe el Espíritu Santo directamente de Dios (Atos 8:14-17 Atos 8:14-17 [14] Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; [15] os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. [16] Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. [17] Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

No obstante lo importante que es, el bautismo solo no es suficiente. Tiene que ser seguido de la imposición de manos, tal como lo ordena la Biblia, para recibir el Espíritu Santo, que es la semilla de la vida eterna (Atos 19:1-6 Atos 19:1-6 [1] E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, [2] perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. [3] Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. [4] Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. [5] Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. [6] Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
Almeida Atualizada×
). No podemos participar de la naturaleza de Dios (2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
) sin antes haber sido engendrados por el Padre por medio de su Espíritu, el cual transmite esa naturaleza divina.

La instrucción de Jesús en Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
implica que, antes de ser bautizados, los creyentes habrán aprendido acerca del Padre, su Hijo y el Espíritu Santo. Al ser bautizados, entran en una relación familiar personal con el Padre y el Hijo por medio del Espíritu Santo, recibiendo así el nombre de Dios (comparar Efésios 3:14-15 Efésios 3:14-15 [14] Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, [15] do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
Almeida Atualizada×
). Este es el mensaje de Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
.